Joaquim Gomes manifesta tristeza por doping de Nuno Ribeiro

O director da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, lamentou hoje o "controlo positivo" a Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), admitindo "efeitos" na classificação da prova, após o resultado de uma "contra-análise se for requerida".

"O meu estado de espírito é estranho. Estou triste, porque depois de ter andado largos meses a lutar, num contexto económico complicado para organizar a Volta - sem dúvida a grande bandeira da modalidade em Portugal -, não é difícil de entender a minha desilusão. Resta-me o regozijo de que a luta anti-doping está, finalmente, a levar vantagem sobre os infractores", disse hoje à Agência Lusa, Joaquim Gomes.

Segundo o director da prova, o "controlo positivo" ao bicampeão da Volta, Nuno Ribeiro, vencedor em 2003 e 2009, ocorreu numa análise anterior à corrida, mas "é óbvio que vai ter efeitos sobre a classificação da Volta, mediante os resultados da contra-análise, se for requerida".

Como director técnico da PAD/LagosSports, o antigo corredor, assegura que, apesar do abandono anunciado da formação da Charneca do Milharado (Mafra), o GP Liberty Seguros vai "decorrer com normalidade".

"Ainda não temos 'feed-back' dos responsáveis da Liberty Seguros sobre o abandono, apenas ouvi o director desportivo da equipa, Américo Silva, a anunciar que se iria retirar da prova", sublinhou, manifestando ainda a "preocupação pela saída de um potencial patrocinador e investidor na modalidade".

Contactado pela Agência Lusa, Nuno Ribeiro confirmou ter sido notificado do controlo positivo, acrescentando desconhecer que substâncias acusou.

"Foi antes da Volta, num controlo fora da competição. Mas, ainda não sei de nada, estava a correr e apenas fui informado", frisou o corredor de Sobrado que, questionado pela Lusa sobre a sua presença na prova de fundo do próximo Mundial da modalidade, que vai decorrer de 23 a 27 de Setembro, em Mendrisio (Suíça), foi peremptório: "é lógico que não vou".

JPS.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular