por DUARTE LADEIRAS e RUI MARQUES SIMÕES
ADoP considera que órgão disciplinar fez uma interpretação errada da lei e uma análise parcial das provas
Ao segundo caso polémico de infracção antidopagem, a disciplina desportiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) volta a ser arrasada. Em 2007 foi criticada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e pela Procuradoria-Geral da República, por ter ilibado Nuno Assis da acusação de doping. Agora foi a vez de a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) colocar em causa a forma como o Conselho de Disciplina (CD) interpretou a lei e as provas do caso Queiroz, chegando mesmo a denunciar alterações nos testemunhos, enquanto o caso esteve na FPF, que favoreceram a versão dos factos apresentada pelo seleccionador.
Na explicação sobre a decisão de avocar o processo Queiroz, suspenso seis meses, a ADoP é clara: o seleccionador foi punido por uma conduta que perturbou o controlo antidopagem a 16 de Maio, à selecção, na Covilhã, e porque a legislação antidoping considera que o pessoal de apoio ao praticante desportivo não pode "por qualquer meio, dificultar ou impedir a realização de um controlo de dopagem".
Queiroz não sofreu a sanção prevista na lei - dois a quatro anos de suspensão - devido às atenuantes, em particular o facto de o controlo ter acabado por ser realizar, apesar dos insultos, e acaba até por ser menos visado pela ADoP que o CD da FPF. "O Conselho de Disciplina da FPF não enquadrou correctamente o comportamento do seleccionador nacional e, igualmente, não apreciou devidamente a prova produzida", diz o acórdão, assinado pelo presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Luís Sardinha, pois o da ADoP declarou-se impedido por ter sido o alvo dos insultos.
As principais críticas da ADoP estão relacionadas com factos que o CD considerou provado mas que não terão sustentação nos testemunhos dos médicos da Autoridade Antidopagem ou dos clínicos da selecção, Nuno Campos e Henrique Jones.
Por exemplo, entre esses factos conta-se o plano de treino. Queiroz sustenta a sua defesa com a exaltação pelo facto de ter tentado, sem sucesso, que os três médicos da ADoP aguardassem um pouco para deixar os jogadores dormirem mais tempo. A FPF dá como não provado que Queiroz tenha referido o plano de treinos aos médicos da ADoP ou aos clínicos da FPF, mas considera na mesma que essa planificação efectivamente existia. E na nota de culpa "foi excertada" a expressão "a esta hora" numa frase proferida por Queiroz, com base apenas na tese do seleccionador, apesar de as outras testemunhas não o corroborarem. A ADoP acusa ainda o CD de não usar os artigos correctos da lei para julgar o caso e de se intrometer em competências que são só estatais (contra-ordenações).
Tags: Desporto, Antidoping, doping
Carlos Queiroz confiante na "justiça dos homens"
Tribunal Arbitral do Desporto ouve Queiroz a 19 de Janeiro
Carlos Queiroz ouvido no DIAP na quinta-feira
Recurso de Queiroz entrou no Tribunal Arbitral do Desporto
Secretário de Estado do Desporto concorda com decisão do TAS
Doping: TAS suspende temporariamente castigo a Queiroz
Queiroz 'bastante satisfeito' com decisão do TAS
CJ valida recurso de Queiroz mas salienta atitude "grosseira"
Carlos Queiroz já enviou queixa à FIFA por "ingerência"
Caso Queiroz: IDP e ADoP dizem que lei foi cumprida
Queiroz queixa-se no DIAP de indícios de fraude processual
Queiroz apresenta queixa-crime contra Laurentino Dias
Médicos estavam perturbados mas testes foram assegurados
Perito dinamarquês discorda da suspensão de Queiroz
FIFA recusa intervir e reconhece legitimidade da ADoP
Alguns pontos de confronto entre ADoP e disciplina da FPF
Laurentino defende sanção e critica Madaíl
Queiroz avisa que "caso ainda não terminou"
Caso Queiroz: a base da acusação e as atenuantes
Queiroz punido por "dificultar" controlo de doping
O duatleta Sérgio Silva, campeão do Mundo em 2011, foi esta quarta-feira suspenso pela União Internacional de Triatlo (ITU) durante seis meses por controlo positivo de doping, anunciou a ITU em comunicado.
O Sevilha FC reagiu de forma sarcástica, no jogo de segunda-feira para a Liga espanhola de futebol, aos vídeos do Canal + francês, que insinuaram casos de 'doping' no desporto espanhol em geral.
Dopagem planeada tendo em conta a Volta a Portugal, com injecção de CERA aos ciclistas com mais hipóteses de vencerem e ao corredor mais forte nos momentos complicados
Ciclista acusou Américo Silva no inquérito à equipa Liberty Seguros, mas o director desportivo nega ter sugerido o consumo de EPO e diz que todas as questões médicas eram apenas responsabilidade dos...
"Polícia pensou que eu era um namorado abandonado"
Euromilhões: Combinação vencedora
Relvas coordena comissão para criar emprego para jovens
Estufa fria volta a encerrar para obras de requalificação
"Sistema" de atribuição de bolsas tem de ser revisto
"Alemanha está a destruir a Grécia e o projeto europeu"
Motorista atira ciclista para fora da estrada com autocarro
"Cordão sanitário" protege o Presidente da República
MP pede investigação à morte de triplo homicida
Substituições certeiras de Sá Pinto
Passos diz que taxa de desemprego era previsível
Ex-marido de Whitney Houston vai estar no funeral
"A mulher deve poder ficar em casa"
Sócrates pediu ajuda externa após 'discussão' com Soares
Suspeito de triplo homicídio enforcou-se na cela
Manchester City apresenta queixa à UEFA (Atual.)
Quem se reforçou melhor no mercado de Inverno?
19ª Jornada
Ver todos os Vídeos
Olhanense 0 - 2 Rio Ave
VÍDEOS
Rio Ave - Marítimo
-
Gil Vicente - Sp. Braga
Feirense - Olhanense
U. Leiria - Beira Mar
Nacional - Académica
V. Setúbal - FC Porto
Sporting - Paços Ferreira
V. Guimarães - Benfica
20ª Jornada
Marítimo - U. Leiria
24/02 20h15
Académica - Benfica
25/02 20h15
Paços Ferreira - Nacional
26/02 16h00
Olhanense - Gil Vicente
Beira Mar - V. Setúbal
Sporting - Rio Ave
26/02 18h15
FC Porto - Feirense
26/02 20h15
Sp. Braga - V. Guimarães
27/02 20h15
1 - Benfica
48
2 - FC Porto
43
3 - Sp. Braga
40
4 - Sporting
32
5 - Marítimo
6 - V. Guimarães
26
7 - Gil Vicente
22
8 - Olhanense
21
9 - Académica
20
10 - Nacional
19
11 - Rio Ave
18
12 - P. Ferreira
13 - Beira Mar
16
14 - Feirense
15
15 - V. Setúbal
14
16 - U. Leiria
1.º - Cardozo (Benfica)
11 golos
2.º - Baba (Marítimo)
10 golos
3.º - Lima (Sp. Braga), Nolito (Benfica), Edgar Silva (V. Guimarães)
8 golos
6.º - van Wolfswinkel (Sporting), James (FC Porto), Hulk (FC Porto)
7 golos
9.º - Melgarejo (P. Ferreira), Kléber (FC Porto)
6 golos
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN