Agosto, o mês "louco" dos toureiros

Mais de 60 espetáculos tauromáquicos estão agendados para este mês em Portugal, considerado pelo setor como o "mais taurino" do ano, sendo o dia 15 o mais forte com festejos taurinos em diversos pontos do país.

Apesar de esta altura ser considerada a época do ano com mais festejos, estão previstos menos espetáculos tauromáquicos do que em relação a igual período de 2010 e 2011, adiantou hoje à agência Lusa fonte da Associação Nacional de Toureiros (ANDT).

Indicando que a ANDT ainda está a apurar dados referentes aos espetáculos que se vão realizar este mês, podendo o número de festejos ainda aumentar, a mesma fonte assinalou em 2010 realizaram-se 83 espetáculos e em igual período de 2011 decorreram 73. O dia 15 de agosto é considerado o "mais taurino" do ano em Portugal, Espanha e França, dando esta data lugar a uma história que é relatada pelos profissionais do setor: um toureiro que não esteja contratado para tourear neste dia tem que mudar de profissão.

O crítico tauromáquico Miguel Alvarenga explicou á agência Lusa que "em Portugal, a data de 15 de agosto, foi sempre uma data sagrada na praça de toiros das Caldas da Rainha, mas com o passar dos anos a tradição estendeu-as a muitas outras praças".

De acordo com o diretor do sítio na Internet "farpasblogue", hoje em dia "já são inúmeras" as corridas de toiros que se efetuam no país no dia 15 de agosto.

Para este jornalista, não restam dúvidas: "quem não se veste de toureiro no dia 15 de agosto, mais vale dedicar-se a outra qualquer profissão".

Em todo o território continental e na Ilha dos Açores estão previstos espetáculos, com principal incidência para a região norte do país onde tem vindo a aumentar o número de festejos.

A temporada tauromáquica em Portugal arrancou no dia 01 de fevereiro, com um festival taurino na Praça de Toiros "Libânio Esquíel", em Mourão, e termina no dia 01 de novembro com espetáculos no Cartaxo e no Coliseu de Redondo.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular