Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Curtas e longas-metragens

10.º Festival Paris abre sexta com 3 portugueses em cartaz

por Lusa  

Curtas e longas-metragens de Miguel Gomes, João Salaviza e Ivo Ferreira contam-se entre os mais de 200 filmes que integram a programação do 10.º Festival Paris Cinema, que abre sexta-feira, na capital francesa.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do festival, Aude Hesbert, disse que a festa da 10.ª edição não faz propriamente "uma revolução no cartaz", insistindo, no entanto, no caráter "unificador, popular, e, ao mesmo tempo, muito exigente da programação".

"Na verdade, tudo é novo no programa, mas nada muda. Tentámos consolidar uma arquitetura do festival que consideramos que funciona bem, com a competição internacional, um homenageado - que este ano é o cinema de Hong Kong -, e diversos eventos paralelos, com música e exposições", acrescentou.

O festival arranca, sexta-feira à noite, com o filme "Holy Motors", de Leos Carax, que esteve em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes. O último filme do certame, "Je me suis fait tout petite", de Cécilia Rouaud, passa no dia 09 de julho, depois da entrega dos prémios, e um dia antes do encerramento oficial do evento.

Entre as oito longas-metragens internacionais em competição está o filme "Tabu", do realizador português Miguel Gomes, que venceu este ano o prémio da Crítica Internacional e o prémio Inovação no Festival Internacional de Cinema de Berlim, e que Aude Hesbert considerou "um filme magnífico, uma verdadeira história de amor".

A diretora do Paris Cinema destacou ainda a participação de João Salaviza, com a curta-metragem "Rafa", que venceu o Urso de Ouro em Berlim, também este ano, e de Ivo Ferreira, que se apresenta no quadro da rubrica Paris Project, com "Cartas de Guerra"/"Letters from War", um filme biográfico sobre as memórias da guerra colonial do escritor Antonio Lobo Antunes.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1446Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper