Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Curtas e longas-metragens

10.º Festival Paris abre sexta com 3 portugueses em cartaz

por Lusa  

Curtas e longas-metragens de Miguel Gomes, João Salaviza e Ivo Ferreira contam-se entre os mais de 200 filmes que integram a programação do 10.º Festival Paris Cinema, que abre sexta-feira, na capital francesa.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do festival, Aude Hesbert, disse que a festa da 10.ª edição não faz propriamente "uma revolução no cartaz", insistindo, no entanto, no caráter "unificador, popular, e, ao mesmo tempo, muito exigente da programação".

"Na verdade, tudo é novo no programa, mas nada muda. Tentámos consolidar uma arquitetura do festival que consideramos que funciona bem, com a competição internacional, um homenageado - que este ano é o cinema de Hong Kong -, e diversos eventos paralelos, com música e exposições", acrescentou.

O festival arranca, sexta-feira à noite, com o filme "Holy Motors", de Leos Carax, que esteve em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes. O último filme do certame, "Je me suis fait tout petite", de Cécilia Rouaud, passa no dia 09 de julho, depois da entrega dos prémios, e um dia antes do encerramento oficial do evento.

Entre as oito longas-metragens internacionais em competição está o filme "Tabu", do realizador português Miguel Gomes, que venceu este ano o prémio da Crítica Internacional e o prémio Inovação no Festival Internacional de Cinema de Berlim, e que Aude Hesbert considerou "um filme magnífico, uma verdadeira história de amor".

A diretora do Paris Cinema destacou ainda a participação de João Salaviza, com a curta-metragem "Rafa", que venceu o Urso de Ouro em Berlim, também este ano, e de Ivo Ferreira, que se apresenta no quadro da rubrica Paris Project, com "Cartas de Guerra"/"Letters from War", um filme biográfico sobre as memórias da guerra colonial do escritor Antonio Lobo Antunes.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1437Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Governo devia fiscalizar empresas que contratam enfermeiros abaixo da tabela?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper