29 outubro 2014 às 15h32

'ABZZZZ...', um dicionário sobre o sono

A escritora Isabel Minhós Martins e a ilustradora Yara Kono juntaram-se para o álbum ilustrado "ABZZZZ...", um livro para os mais novos que é um abecedário sobre o sono, editado pela Planeta Tangerina.

Lusa

"Já foi provado pela ciência que ninguém vive sem dormir, por isso criámos este ABC do sono, um livro que, se tudo correr bem, nos fará adormecer muito antes de o abecedário chegar ao fim", afirmam as autoras na contracapa do livro.

Cada página corresponde a uma letra do alfabeto e respetiva ilustração. Por exemplo A de (olhos) abertos, B de bocejar - "está provado cientificamente: os bocejos são contagiosos" - e C de cérebro, porque "o sono é um programa de arrumar o cérebro".

O livro desenrola-se com interrogações e em diálogo direto com o pequeno leitor: "Despede-te do dia. Medos, vontades, lembranças, passeios, corridas e danças. Deixa tudo para trás. És capaz?".

Isabel Minhós Martins e Yara Kono são duas das fundadoras da editora Planeta Tangerina, tendo já colaborado nos álbuns "Uma onda pequenina", "Como é que uma galinha..." e "A manta, uma história aos quadradinhos".

"Inventário ilustrado de animais com cauda" publicado em Portugal

O ouriço-cacheiro, o atum, o gato doméstico e o beija-flor são animais muito distintos, mas todos eles possuem cauda, estando representandos num livro informativo, pensado para os mais novos, a editar esta semana em Portugal.

Com selo da Kalandraka, "Inventário ilustrado de animais com cauda" tem ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel, textos de Lucile Guittienne e Pierre-Antoine Gérard e "reúne mais de 40 referências a uma fauna que habita em lugares muito diversos do planeta".

Recomendado para crianças a partir dos seis anos, o livro apresenta os animais (identificados com o nome comum e o nome científico) consoante a a função desempenhada pela cauda: deslocação, equilíbrio, comunicação, sedução ou combate.

Por exemplo, o pavão-azul abre a cauda em forma de leque sobretudo na época de acasalamento. O canguru utiliza a cauda como base de apoio, juntamente com as patas, e ao corvo a cauda permite-lhe mudar de direção em pleno voo.

Este livro junta-se ao já editado em Portugal "Inventário ilustrado das árvores", com ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel.