Trilogia romântica chega ao fim 18 anos depois

O realizador Richard Linklater e os atores Ethan Hawke e Julie Delpy estiveram em Berlim para apresentar 'Before Midnight', que passou na competição oficial.

Fechou-se o ciclo da trilogia romântica de Richard Linklater - 18 anos depois de Antes do Amanhecer e após o regresso em 2004 com Antes do Anoitecer, eis que nos chega Before Midnight (Antes da Meia-Noite), que passou no Festival de Berlim como um dos títulos mais antecipados do certame.

O ponto final da colaboração entre o realizador e a dupla de atores Ethan Hawke e Julie Delpy faz-nos viajar necessariamente para o ano de 1995, em que surgiu, no mesmo festival, um estranho objeto carregado de sentimentos que acabaria por vencer o Urso de Ouro - Antes do Amanhecer continua hoje a ser um marco no que respeita, por exemplo, a escrita de diálogos para cinema (o segundo tomo da trilogia, escrito a quatro mãos - realizador, atores e a argumentista Kim Krizan -, foi nomeado para o Óscar de melhor argumento adaptado). Este "romance para realistas" (como o próprio realizador descreveu o seu filme) teve então uma passagem discreta pelas salas de cinema mas foi recolhendo, aos poucos, fiéis adeptos - em Portugal isso deveu-se, em parte, pela sua exibição em televisão.

Foram precisos nove anos para que Richard Linklater respondesse à questão com que deixou os seus espectadores no primeiro filme: depois daqueles dois desconhecidos protagonistas se terem conhecido num comboio, de descobrirem juntos a cidade de Viena durante 14 horas, e de terem prometido um ao outro um reencontro dali a nove meses, voltariam a estar mesmo juntos? Encontraram a resposta desta vez na cidade de Paris numa sequela que voltaria a ganhar grande consagração crítica e comercial.

A melancólica love story, sempre na sombra do que podia estar no limiar do sentimentalismo, regressa desta vez com as paisagens finais - é a vez da Grécia (onde a rodagem decorreu no maior dos secretismos) tomar conta das vozes de Delpy e Hawke, que voltam a coescrever o argumento com consciência aguda do destino final das suas personagens.

Berlim voltou assim, pela terceira vez, a ser palco da série dos 'Antes', onde decorreu a bem-humorada conferência de imprensa com os atores e realizador. Ethan Hawke chegou mesmo a confessar ser "um privilégio estranho" reencarnar uma personagem que já se interpretou mas que também trabalhou na redação do argumento. "É como uma cápsula que viaja no tempo." E depois deste filme o que podemos esperar? Julie Delpy constatou que "na realidade, nós envelhecemos todos, e crescemos também", pelo que "o último filme será Amour", acrescentou divertida, referindo-se à Palma de Ouro de Michael Haneke que retrata um casal de octogenários em fim de vida.

Já Richard Linklater preferiu também não se comprometer: diz que só "daqui a cinco ou seis anos" saberá se vai existir uma nova continuação. "Tentei sempre convencer a Julie a fazer um filme erótico mas ela resiste... talvez aos 80 anos!"

Entretanto, no European Film Market, que decorre durante o festival de cinema, a IM Global adquiriu, com orgulho e grande satisfação, os direitos de distribuição a nível global (do Japão à América Latina), depois de Before Midnight ter tido, logo após a sua primeira apresentação no Festival de Sundance, estreia garantida na América do Norte e Reino Unido. Não há ainda data de estreia para Portugal.

Berlim foi ainda nestes últimos dias marcado pela passagem da recente "longa" do canadiano Denis Côté, Vic+Flo ont vu un ours, que acompanha os dias de duas mulheres amantes que acabam de sair da prisão e que se refugiam no bosque em busca de alguma paz. O filme foi descrito pelo crítico de cinema da Variety Boyd Van Hoeij como "difícil de classificar", já que não se trata da típica e "linear história de romance lésbico."

O cineasta chileno Sebastián Lelio compete pela primeira vez em Berlim com Gloria, que segue a difícil jornada de uma mulher divorciada de 58 anos (interpretada por Paulina Garcia). O filme teve uma imediata consagração crítica que, para já, o aponta como favorito para o Urso de Ouro.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular