12 agosto 2005 às 00h00

Abrunhosa dá voz a nova campanha do Millennium bcp

Paula Brito

Numa casa "colocada" num dos pontos mais altos de Lisboa, Pedro Abrunhosa canta. Não para os seus fãs habituais, mas para a enorme equipa de técnicos que gravam o vídeo, cujas cenas mais representativas serão utilizadas na nova campanha de cédito à habitação do banco Millennium bcp.

"E Eu estou aqui / eu estou aqui / E eu estou aqui / e eu estou aqui", assegura Pedro Abrunhosa no refrão da sua nova música, encomendado pela mesma instituição bancária e que constará no novo DVD do cantor. Estar "aqui", mas também onde e quando o cliente necessita, é justamente o compromisso assumido pelo Millennium bcp. "Esta é a metáfora da omnipresença e disponibilidade do banco", explica Paulo Fidalgo, director de comunicação e imagem do BCP. "O banco está aberto à vida das pessoas nas suas diferentes vertentes. Quer fazer parte do seu ambiente", reforça. "Enquanto em Portugal ainda se olha para o dinheiro de forma conservadora, nos Estados Unidos é a capacidade de financiar um determinado modo de vida que prevalece", acrescenta. "E a quem cabe pensar nisso é aos bancos que se apoderaram desse território", conclui. Algo que já acontece, no entanto, em Portugal em matéria de crédito à habitação.

Visivelmente optimista relativamente ao resultado final da campanha, que terá ainda como pano de fundo uma praia de Vila Nova de Milfontes e uma planície alentejama, o mesmo responsável reforça que este "hino do crédito à habitação" é, antes de mais, "a continuação da ideia da campanha anterior, 'Aqui vou ser feliz'". Mas é também revelador da coerência da associação do banco a obras de autor.

Arranque. Com apresentação marcada para o dia 7 de Setembro, nos jardins do Museu de Arte Antiga - de que o banco é mecenas -, a música "Estou aqui" integra um CD com mais três êxitos do "cantautor", como se define o próprio Abrunhosa. A campanha estará no ar cerca de seis semanas.

Logo na primeira semana serão oferecidos cerca de 100 mil CD . E nessa mesma semana arranca a campanha em televisão, imprensa, rádio e cinema, cujo trabalho criativo esteve a cargo da agência espanhola Bassat Ogilvy. A Arizona Filmes produziu o spot televisivo, que terá uma versão principal de 45 segundos e outras mais curtas.

Para Pedro Abrunhosa, "foi um grande desafio aceitar este convite", revelando ainda "um enorme prazer ter uma canção que dá o mote a uma campanha". Depois, este é um trabalho que "vem na sequência da acção que o banco tem feito ao nível das diversas áreas da cultura", acrescenta. Em suma, trata-se de uma obra em que autor e banco fundem as suas impressões digitais, ambas fortíssimas.