por Lusa
O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu domingo uma "movimentação" a nível nacional para lutar contra o centralismo de Lisboa e mudar o país, assim como a realização de um referendo sobre as autonomias.
"Eu sou a favor de que nasça em Portugal uma movimentação, não apenas nas ilhas, mas também no interior português e nas zonas de Portugal que mais têm sido prejudicadas pelo centralismo português, no sentido de fazermos uma força e tentarmos mudar o país", disse Alberto João Jardim numa entrevista transmitida pela RTP-Madeira, no dia em que é assinalado o Dia da Região.
Jardim disse que, neste momento, existe um "espaço político" para aqueles que "simultaneamente estão contra o regime político e se queixam do centralismo", sublinhando que, "no dia em que houver elites de vários pontos do país a se entenderem, teremos um 29 de maio e Lisboa cai".
Falou do projeto de criação de um novo partido avançada pelo Fórum Autonomia da Madeira (FAMA), declarando: "Chegámos a um impasse. A Constituição tal como está não nos serve. Nós não aceitamos isto, não aceitamos o Estado unitário".
"Lanço o repto aos que se dizem democratas: vamos fazer um referendo sobre a Madeira, tem quatro hipóteses: ou voltarmos ao integracionismo anterior, ou mantermos a autonomia tal como ela está, ou mantermos a autonomia que fica para o Estado os direitos, liberdades e garantias, defesa, segurança interna, tribunais de recurso e segurança social, ou então, a independência", disse o governante.
Mas segundo Jardim, esta "é uma luta pela autonomia, o separatismo é lá. O separatismo é se não quiserem manter a coesão" e frisou que será "uma luta sempre pacífica e democrática, porque, no momento em que se recorra a violência, perde-se a razão".
José Manuel Coelho apresenta queixa contra PSP
PS recusou celebrar com os "traidores da autonomia"
Madeira vive do "maior vilipêndio"
36 anos de autonomia com dívida de 123 por cento do PIB
Coelho expulso das cerimónias do Dia da Região
Jardim defende referendo sobre a autonomia regional
Jardim reconhece que ajustamento prejudica autonomia
Oposição parlamentar boicota cerimónias
O PGR está de serviço?
Será que o Ministério Público ...
há 323 dias, 12 horas e 35 minutos
José Pinto
Sou Alentejano. Se eu organizasse ...
há 323 dias, 12 horas e 40 minutos
Kamikaze
O Verme equipara-se ao viciado ...
há 323 dias, 13 horas e 4 minutos
ALP
Dada a quantidade de escroques ...
há 323 dias, 13 horas e 41 minutos
Valha-me Deus
Alguém que faça um favor à humanidade ...
há 323 dias, 13 horas e 51 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Um retrato íntimo de Liberace, por Steven Soderbergh
Seguro apoia candidatura a chanceler de Peer Steinbrück
Governo espanhol vai criar nova 'secreta' económica
Isenção de IRS para bombeiros voluntários em discussão
O mundo celebra hoje os 200 anos de Richard Wagner
Sindicato considera inadmissível pagar mais ADSE
Presidente do TC rebateu críticas de Passos Coelho
Horário de 40 horas na função pública avança este ano
Surpresa que pulverizou falta de coragem para casar
Se negociasse com a 'troika' "no mínimo, gritava"
Portugal precisará que lhe emprestem dinheiro pós-troika
O avião que vigia os incêndios florestais
Conselheiros de Estado discutiram eleições antecipadas
"Eleições seriam mais problema do que solução"
Homem que se suicidou era contra casamento gay
Taxa sobre pensionistas "só em último recurso"
Acredita que Vítor Pereira vai continuar a ser o treinador do FC Porto na próxima temporada?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN