Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Apelo nacional

Jardim defende luta contra "centralismo" de Lisboa

por Lusa  

Jardim defende luta contra "centralismo" de Lisboa
Fotografia © Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu domingo uma "movimentação" a nível nacional para lutar contra o centralismo de Lisboa e mudar o país, assim como a realização de um referendo sobre as autonomias.

"Eu sou a favor de que nasça em Portugal uma movimentação, não apenas nas ilhas, mas também no interior português e nas zonas de Portugal que mais têm sido prejudicadas pelo centralismo português, no sentido de fazermos uma força e tentarmos mudar o país", disse Alberto João Jardim numa entrevista transmitida pela RTP-Madeira, no dia em que é assinalado o Dia da Região.

Jardim disse que, neste momento, existe um "espaço político" para aqueles que "simultaneamente estão contra o regime político e se queixam do centralismo", sublinhando que, "no dia em que houver elites de vários pontos do país a se entenderem, teremos um 29 de maio e Lisboa cai".

Falou do projeto de criação de um novo partido avançada pelo Fórum Autonomia da Madeira (FAMA), declarando: "Chegámos a um impasse. A Constituição tal como está não nos serve. Nós não aceitamos isto, não aceitamos o Estado unitário".

"Lanço o repto aos que se dizem democratas: vamos fazer um referendo sobre a Madeira, tem quatro hipóteses: ou voltarmos ao integracionismo anterior, ou mantermos a autonomia tal como ela está, ou mantermos a autonomia que fica para o Estado os direitos, liberdades e garantias, defesa, segurança interna, tribunais de recurso e segurança social, ou então, a independência", disse o governante.

Mas segundo Jardim, esta "é uma luta pela autonomia, o separatismo é lá. O separatismo é se não quiserem manter a coesão" e frisou que será "uma luta sempre pacífica e democrática, porque, no momento em que se recorra a violência, perde-se a razão".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
7109Visualizações
4Impressões
183Comentários
4Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper