Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


7,9% no primeiro trimestre

Relvas diz que agravamento do défice "era previsível"

por Lusa  

Relvas diz que agravamento do défice "era previsível"
Fotografia © Steven Governo/Global Imagens

O Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse hoje que era previsível um agravamento do défice orçamental no primeiro trimestre, situando-se agora nos 7,9% do PIB, comentando os dados divulgados hoje pelo INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o défice agravou-se para 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB), ficando acima da meta de 4,5% prevista para o final do ano e acima dos 7,5% verificados em igual período de 2011.

"Esses dados eram previsíveis, sendo que a boa notícia é a de que existe um corte real na despesa", disse Relvas, tendo observado que "a redução da receita também é uma realidade".

Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração do Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, o governante desvalorizou a importância dos números apontados pelo INE para o 1.º trimestre de 2012.

"São números que não refletem, por um lado, os impostos que foram aumentados o ano passado e não refletem, do lado da despesa, os cortes no 13.º e 14.º mês, que serão refletidos ao longo do ano", declarou, vincando que "as contas fazem-se no final do ano" e que "estas apenas dizem respeito aos primeiros três meses".

Miguel Relvas disse ainda que, na vida pública, "todos têm de estar preparados para as pessoas que gostam ou não gostam de determinadas medidas", aludindo às vaias de hoje ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, tendo assegurado que o Governo "tem consciência da situação delicada em que o país se encontra e das medidas difíceis que têm de ser tomadas, porque no passado não foram assumidas".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
4908Visualizações
3Impressões
154Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com o endividamento do Estado para injetar 6 mil milhões na economia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper