Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


SNS

10 detidos por fraude ao Sistema Nacional de Saúde

por DN.pt  

Pelo menos 10 pessoas foram hoje detidas pela PJ na sequência da investigação a um esquema de fraude com medicamentos ao Serviço Nacional de Saúde. O valor da fraude apurada até ao momento ronda os 10 milhões de euros, mas as autoridades admitem que possa chegar aos 50 milhões.

Dois médicos, cinco delegados de informação médica, dois armazenistas e uma pessoa que fazia a ligação entre os elementos do grupo foram detidos hoje numa investigação sobre fraudes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o que o DN apurou os dois médicos residem na zona de Vila do Conde. De acordo com fonte ligada ao processo, o esquema passava pela prescrição de medicamentos com elevada comparticipação do Estado a doentes que deles não precisavam e que nem sabiam que existia uma receita em seu nome.

Os medicamentos eram levantados e mais tarde reintroduzidos no mercado nacional, onde eram vendidos novamente, ou seguiam para outros países. O prejuízo para o Estado apurado até agora ronda os 10 milhões de euros, mas as autoridades estimam que possa chegar aos 50 milhões de euros.

A investigação, a cargo da Polícia Judiciária (PJ) e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), incidiu na região norte, designadamente no Porto, Maia e Pombal, tendo sido realizadas diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias.

A investigação recebeu o nome de "Operação Remédio Santo", envolveu a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ e visou averiguar a eventual prática de crimes de falsificação de documentos, burla qualificada e corrupção.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
19922Visualizações
35Impressões
95Comentários
6Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Remodelação) (25-26Nov))



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A Justiça está a ser muito demorada na aplicação da medida de coação a José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper